Instituto de Cultura  " YOGA SHIMADA"

 

YOGA

MELHOR QUALIDADE DE VIDA

     Hoje, a humanidade encontra-se num estado de stress desenfreado, adquirindo as mais variadas modificações psicológicas como insatisfação, insegurança, temor que geram as frustrações e depressões, além das diversas conseqüências comprometedoras no seu aspecto físico-funcional.
     Por que todo esse desequilíbrio?  Por que o homem intensificou a sua busca apenas na sua aparência exterior, nas suas conquistas financeiras, sociais, políticas, ou seja, sócio-econômicas, cada vez mais e mais ocupando seu precioso espaço para esse estado de ostentação?     Certamente essas conquistas são necessárias para o ser humano, a fim de que tenha uma sobrevivência física confortável. Porém o homem ignorou a busca, necessária de igual modo, para a sua natureza interior: a identificação do seu próprio ser.
     Houve um avanço extraordinário com a conquista da tecnologia, em todos os segmentos. Porém, no homem, não houve o mesmo avanço, tão importante na sua realização interior: ele está se distanciando cada vez mais do sentimento humano acalentador, consigo mesmo, para com o outro e para com a natureza — de certo modo, está regredindo.
     Como começar a resgatar urgentemente o equilíbrio? "Maus hábitos se corrigem através de bons hábitos". Existe um sistema, um método, uma disciplina: essa prática chama-se YOGA. A palavra YOGA significa união, comunhão, reintegração. Ela pode nos conduzir do estado de limitação ao estado de equilíbrio total.
     Essa prática cria, reconstitui os "nutrientes" necessários para alimentar nossas "raízes" - fazendo uma analogia com o reino vegetal. Em toda construção, a arquitetura e a engenharia dependem de uma boa sondagem do solo para aí depositarem um alicerce seguro e terem êxito em sua obra. 0 mesmo se passa com o ser humano: precisamos de "bom solo e alicerce" para, assim, "crescer" interna e externamente de maneira sadia, sólida, harmônica, obtendo, consequentemente, a tranqüilidade e a segurança necessárias para lidarmos com os momentos difíceis de nossa existência.
     Qual é o meio que nos leva para essa transformação? É a reconquista de nossa mente, direcionando-a para nossa natureza inerente.  Somos aquilo que pensamos. Todo pensamento emite aos terminais do sistema nervoso aquilo que estamos pensando, positivamente ou negativamente Portanto, há uma conexão íntima entre nossa mente e nossa forma ou maneira de ser.
     E a YOGA nos oferece os instrumentos para alcançarmos esse ideal: princípios ético-morais, posturas, práticas respiratórias, diminuição dos estímulos mentais visando a concentração, meditação e realização espiritual.
     A prática da Yoga é bastante abrangente. Pode ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer idade, com as mais variadas condições físicas.  Apenas se faz obrigatória uma orientação adequada, distintamente.

Shotaro Shimada

Voltar