
Quem é
SHOTARO SHIMADA
(1929 – 2009)
Professor de Yoga, fundador do Instituto de Cultura Yoga SHIMADA, em São Paulo, há 43 anos, considerado o introdutor da Yogaterapia no Brasil, com orientação do Centro de Pesquisa KAIVALYADHAMA(Bombaim/Índia ), entidade subvencionada pelos Ministérios da Saúde e Educação do Governo da Índia. Divulgou-a, ainda, em programas da extinta TV Tupi, TV Gazeta e TV Bandeirantes.
Em sua experiência de mais de 40 anos dedicados ao assunto, foi responsável também pela aplicação dos ensinamentos de Yoga ao esporte, notadamente em trabalho desenvolvido em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos.
Professor convidado no Curso de Formação e aperfeiçoamento em Yoga (especialização e pós-graduação) da Faculdade de Educação Física da F.M.U. de São Paulo, na matéria de Anatomia e Fisiologia, há quatro anos.
Especialização em curso de Anatomia, Fisiologia e Patologia pela Escola Paulista de Medicina.
Incentivador e primeiro presidente da Associação de Yoga do Estado de São Paulo.
Iniciado da Ordem Ramakrishna no Brasil, em 1963, pelo Swami Vijoyananda, primeiro Swami designado para a América do Sul.
A Vida segundo Shimada
“O Primeiro ensinamento para ter uma vida sadia é não ser revoltado, não sentir insatisfação e ser o menos dependente possível”
“Quanto mais você se sente infeliz, mais entra em conflito com você”
“Na Yoga, o importante é a prática, como um banho que se toma todos os dias “
“Que felicidade poder caminhar, falar, sentar à mesa e comer com os filhos. Coisas corriqueiras, às quais não damos valor!”


YOGA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Hoje, a humanidade encontra-se num estado de stress desenfreado, adquirindo as mais variadas modificações psicológicas como insatisfação, insegurança, temor que geram as frustrações e depressões, além das diversas consequências comprometedoras no seu aspecto físico-funcional.